♥ MODA ♥
Thaisleites
MSN:thais7406@hotmail.com
EMAIL do Orkut: thais7406@hotmail.com
99690669
E-mail: thaisleites@yahool.com
Make your own Glitter Graphics
Olha, a cada dia que passa eu chego a conclusão que as pessoas de uma idéia de anos 80 totalmente equivocada. Sim, eu sei que a moda dessa época tem lá seu grau de exagero extremo, beirando muita vezes a cafonice ou o brega. Não faz muito tempo que me vi numa conversa com umas amigas que iam numa “festa brega” e estavam discutindo no que vestir. Eis que uma delas me vira e fala: “Ah, é só ir bem anos 80, com qualquer coisa com ombreiras”.
Gente, ombreiras não são tão demoníacas assim, vai? Eu sei que muitas daquelas usadas na década de 80 eram bem feias, quadradonas, gigantescas e nada favoreciam a silhueta feminina – afinal essa não era a intenção mesmo, né? Daí que as pessoas ficam com essa concepção de ombreiras totalmente errônea, achando que é mais um retorno de um elemento horrendo dos anos 80.
E aí quando a gente fala que as ombreiras estão ganhando cada vez mais força – tanto que já até começam a cansar -, todo mundo acha que é loucura de fashionista. Tudo bem, até pode ser um pouco, afinal apesar de adorar um look com ombrinhos estruturados e marcados, eu não acredito que a gente vá ver muita gente assim na rua.
Enfim, desde de o verão 2007 as ombreiras estão tentando fazer seu tão esperado “come back”. Foi uma temporada que super se inspirou nos anos 80, principalmente no seu lado mais futurista. Assim era meio difícil passar com ombros desapercebidos. Desde então as ombreiras vem aparecendo de forma bem esporádica em várias coleções do planeta fashion.
Daí no verão 2009 elas voltaram novamente, e ainda com mais força, o que persistiu no inverno 2009, que veio cheio de referências 80’s novamente – pense em Marc Jacos, Louis Vuitton, Calvin Klein, YSL, Stella McCartney e muitas outras. Depois da Balenciaga e Martin Margiela com seus ombros pontudos e estruturados, veio a epidemida Balmania (da Balmain) instaurando o look tough-chic de Christopher Decarin, com aquele estética rock’n’roll cheia da glamour, onde os ombros ganhavam toda atenção.
Não teve jeito, depois disso as ombreiras começaram a migrar das passarelas para os guarda-roupas dos mais antenados e fashionistas com muito mais freqüência. E vamos combinar que essas “novas” são bem diferentes daquelas dos anos 80. A maioria delas – e quase sempre as mais indicadas – são bem menos exageradas. Em vez de dar um super volume nos ombros, elas só marcam a região de forma mais angular ou geométrica, ou então mais arredondadas. Até mesmo as mais pontudas, tipo as da Balmain não são tão maxi assim. Tem uma certa curvinha mais arredondada que dão um pouco mais de suavidade aos ombros.
O momo como o resto do look é composto ajuda também a não dar uma impressão muito exagerada. Como o casaco, blazer, jaqueta ou qualquer outra peça com ombreiras chama mais atenção, é melhor optar por peças mais simples, tipo uma camisa ou camisetainha simples, uma saia lápis ou mais ajustadas ou uma calça sem muito volume. Cores neutras ou escuras também ajudam. E ao marcar bem os ombros a cintura afina (de modo ilusório) quase que instantaneamente.
E as vezes nem precisa ser ombreiras propriamente ditas para marcar os ombros. Nessa última temporada a gente viu um monte de jeitos super interessantes de chamar a atenção para essa região do corpo. Algumas blusas vem com mangas mais volumosas nos ombros, ou com pregas, costuras e construções mais delicadas que funcionam do mesmo jeito, só de forma mais delicada.
Sem contar que o look super tem a ver com nosso tempo. Dá uma quebrada naquela estética mais feminina que vinha dominando há algumas temporadas, trazendo ares mais austeros e sóbrios. Enfim, é deixar o preconceito de lado apostar nos ombros marcado.
Veja algumas fotos:
Rihanna
By Thais leites © 2010 Todos os direitos reservados.